PQ DEVEMOS PROCURAR UMA NUTRICIONISTA

domingo, 30 de maio de 2010

Quando decidimos optar por uma reeducação alimentar, muitas vezes nos preocupamos apenas com a redução calórica e esquecemos da qualidade do que é consumido. Será que o que consumimos, dentro do limite calórico, é suficiente para suprir nossas necessidades diárias?
Hoje temos um leque de revistas que todas as semanas trazem dicas de como se emagrecer em tantos dias. Fórmulas mágicas que sempre vêm a calhar quando o(a) leitor(a) em questão está desesperada para emagrecer. Então é estabelecido um número x de calorias, a restrição disso e daquilo ali e assim por diante. O grande erro já começa em se estabelecer uma quantidade específica de calorias, geralmente abaixo até do que a média de 2000 kcal calculada para o nosso contexto nutricional no Brasil. Já que não há como atender todos os indíviduos para se calcular o quanto ele precisa no dia para manter seu corpo funcionando bem, foi tirada a média de 2000 kcal para atender por alto essas necessidades. Recomendo, se for possível para você, procurar um bom nutricionista, que levará em conta vários fatores além da redução calórica para sinalizar o quanto você precisa consumir para emagrecer com segurança.
Por que estou recomendando uma visita ao nutricionista? Bom, vamos lá. Somos indivíduos, ou seja, o meu organismo funciona diferente do seu, da sua amiga, do seu vizinho, etc. Todo organismo funciona através de uma dinâmica própria, influenciada pelas atividades realizadas em 24 horas. Quando um nutricionista vai calcular a sua necessidade diária de calorias, ele levará em conta idade, peso, altura e fator atividade, que tem um peso diferenciado de acordo com a intensidade das atividades realizadas e as horas dedicadas a esta atividade. Por exemplo, as 24 horas do dia são divididas entre atividades como dormir, atividade física, atividade arbitrária, etc. Cada fatia do dia, digamos assim, terá um gasto calórico específico e depois tudo será somado para chegar ao quanto você precisará para manter o peso ou para emagrecer, usando-se como base um IMC dentro do normal.
O nutricionista, além de sinalizar o quanto você precisa realmente para emagrecer, ele vai te ajudar também a montar cardápios equilibrados tanto do ponto de vista dos macronutrientes e dos micronutrientes. As pessoas cortam os carboidratos do prato hoje como trocam de roupa por falta de orientação, não sabendo os danos que estão causando para o corpo e para o seu Sistema Nervoso Central. O nutricionista também te dará orientações sobre a interação de certos alimentos, que muitas vezes interferem na absorção dos micronutrientes presentes em um deles. Por exemplo, a absorção do ferro é inibida ou diminuída se interagirmos alimentos ricos em cálcio, ou seja, carne e leite na mesma refeição te causará problemas, se caso você só consumir uma fonte de ferro uma vez no dia. Muitas mães não entendem porque seus filhos apresentam anemia, mesmo que os mesmos consumam carne. Essas mesmas mães são as que dão danoninho de sobremesa ao filhote. O mesmo erro que cometemos quando terminamos de almoçar e comemos um pudim de leite. O cafezinho também inibe a absorção do ferro e é hábito sempre tomarmos um depois do almoço. Já a vitamina C ajuda a absorção do ferro no organismo, por isso sempre vemos um suquinho de laranja aparecer nos cardápios traçados por nutricionistas ao lado de carnes e outras fontes de ferro. Essas informações não vêm sinalizadas nas revistas voltadas para emagrecimento, então sugiro que antes de dar este passo importante na sua vida, emagrecer com saúde e segurança, deixe as dietas de 800 kcal de lado, assim como as de gelatina e de sopa e procure um profissional que levará em conta suas particularidades e te orientará de forma mais segura. Não é só a estética que deve ser levada em conta, mas a saúde principalmente.

0 comentários:

Postar um comentário

 

Emagrecer para viver Copyright 2009 Sweet Cupcake Designed by Ipiet Templates Image by Tadpole's Notez